Chaminé



A chaminé é um duto que faz comunicação entre dois meios, geralmente feitas em alvenaria, no telhado ou isoladas, é capaz de capturar e transferir para outros meios as propriedades indesejáveis num ambiente, como os fumos e vapores de água de um forno, lareira, churrasqueira, fogão ou similar. São amplamente utilizadas nas indústrias para aumentar a dispersão dos gases e das matérias particuladas por elas emitidas. Em habitações, cozinhas, lareiras ou ventilação, devem ser construídas de modo a não permitirem a entrada de águas pluviais nem vento.

Já que não existe nenhuma norma técnica para a construção no Brasil, a implantação é feita em muitos casos sem conhecimento, podendo ocasionar o retorno da fumaça para dentro do espaço fechado e trazendo problemas à saúde.

O recomendado é, consulte sempre um técnico da área para ter certeza do que está fazendo, para não ter problemas futuros. Além de tudo, uma churrasqueira mau feita é difícil de ser consertada depois, levando muitas vezes a opção de ter que refazê-la.

Nesta publicação, vamos dar algumas dicas importantes que você deve seguir para escolher a melhor chaminé para sua necessidade, priorizando sempre a qualidade.



Definir o local 

Para fazer a instalação da chaminé, é importante fazer um planejamento antes, deixando claro qual equipamento deseja instalar, que pode ser uma churrasqueira, forno ou fogão à lenha e até mesmo uma lareira.
Escolhido o equipamento a ser instalado, chega o momento de ter um profissional capacitado para esse serviço, já que podem surgir obstáculos, como árvores ou edificações altas que se não estiver bem dimensionada, poderá acarretar na formação de fumaça no ambiente.

Medidas

Não existem normas específicas para a instalação de chaminés, mas o tubo precisa ter uma largura e altura específicas, para conseguir puxar o ar da forma adequada. Recomenda-se que consulte os códigos de construção locais.

Pesquise o profissional ou empresa correta para isso

Não hesite em procurar a ajuda de especialistas quando necessário, seja para solucionar dúvidas, seja para requisitar opiniões sobre o que já foi planejado. Pesquisar sempre é fundamental na hora de construir uma chaminé eficiente.
Uma boa referência técnica para o projeto é a empresa Mabru, especializada em produtos de aço inox, com profissionais capacitados para a construção e instalação da chaminé específica para seu ambiente, com mais de 10 anos no mercado.

Escolha bem o material

Para construir uma chaminé eficiente, é indispensável priorizar a escolha de seu material e acabamento para decidir como o duto será construído. Produtos em aço inox são bem recomendados, por ter uma durabilidade maior. Além da construção externa, é recomendado que o revestimento interno do duto seja liso, para evitar a perda de carga da fumaça e permitir que a sua exaustão seja feita da melhor maneira possível.

Uso da tampa

A cobertura no topo da chaminé é importante, pois impede a entrada de folhas, animais e sujeiras indesejadas, também bloqueia correntes de ar e controla a umidade. Assim, o ideal é instalar uma tampa no topo do duto, estendido em 5 cm pelo menos em relação a estrutura. É preciso que tenha uma inclinação, para não reter água da chuva.

Manutenção

A chaminé necessita de limpeza regular, para retirada de eventuais sujeiras como folhas. Este serviço deve ser realizado por uma pessoa cuidadosa e com produtos específicos, por isso recomendamos que procure por técnicos experientes.



Agora que você já conheceu bem a utilidade de uma chaminé e os cuidados que deve ter, contrate uma empresa experiente do ramo, converse com a Mabru e torne seu sonho realidade!

Comentários

Postagens mais visitadas