Você sabe como surgiu o famoso churrasco?


 O churrasco é famoso em quase todo lugar do mundo, conquista a maioria dos paladares e pode ser muito versátil, da refeição em família a reuniões e festas mais elaboradas, podemos confessar que sua origem tem grande significado e é muito importante na história, confere só.


O que é?

Churrasco é o prato feito à base de carne in natura ou processada, assada sobre fogo ou brasas, com a utilização de estacas de madeira ou metal (chamados de espetos), ou de grelhas.

Origem

Conforme os fatos históricos, a origem da carne assada remonta ao tempo das cavernas quando o homem primitivo, ao dominar as técnicas de fazer fogo, percebeu que sua comida (a caça) ficava mais saborosa e durava por mais tempo quando assada.

Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia.

Os índios tupis sul-americanos, por exemplo, costumavam defumar a carne sobre grelhas de madeira, no chamado moquém (moka'em), um antepassado do atual churrasco, conservando-a para o consumo durante longo tempo.

Com o tempo, as técnicas foram sendo aperfeiçoadas, principalmente entre os caçadores e criadores de gado, dependendo sempre do tipo de carne e lenha disponíveis. Na América do Sul a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, uma extensa região de pastagem natural que compreende parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai. Foi ali que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso e típico.

A carne assada era a refeição mais fácil de se preparar quando se passava dias fora de casa, bastando uma estaca de madeira, uma faca afiada, um bom fogo e sal grosso, ingrediente abundante e que é utilizado também como complemento alimentar do gado.

A partir dali o costume cruzou as regiões e se tornou um prato nacional, multiplicando-se as formas de preparo, o que gera entre os adeptos muita discussão sobre o verdadeiro churrasco, como por exemplo a utilização de lenha ou carvão, de espeto ou grelha, temperado ou não, com sal grosso ou refinado, de gado, suíno, aves ou frutos do mar.

O correto é afirmar que não existe fórmula exata, uma vez que cada região desenvolveu um tipo diferente de carne assada, mas, sem dúvidas, a imagem mais famosa no Brasil é o churrasco preparado pelos vaqueiros, conhecidos pelo termo latino gaúcho, que se transformou no gentílico que denomina os cidadãos nascidos no estado do Rio Grande do Sul.

Brasil

No Brasil, churrasco se refere a toda carne assada na churrasqueira ou diretamente no solo, no estilo conhecido como fogo de chão, quase sempre em grandes espetos, na região sul, e grelha nas outras regiões.

Para o fogo, o uso de carvão é o mais comum, pela praticidade e facilidade de compra, porém os mais tradicionalistas defendem o uso da lenha. Existem também churrasqueiras com outras fontes de calor, como as que usam gás ou resistências elétricas.

O tempero varia conforme o gosto e o costume local, podendo ser simplesmente sal grosso ou refinado, até as mais elaboradas fórmulas. De longe, a carne bovina é a preferida, mas também são muito apreciadas as carnes de origem suína, ovina, de aves, além de embutidos, como a linguiça.

E aí, ficou com vontade de fazer um churrasco? Corre fazer uma linda churrasqueira e deixar seu cantinho em casa ainda mais especial. Confira algumas ideias clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas