COZINHA INDUSTRIAL


Toda cozinha que utiliza recursos profissionais para a produção de alimentos pode ser considerada uma cozinha industrial. A cozinha deve ser planejada para preparar e fornecer alimentos que atendam critérios como qualidade, limpeza e higiene.

No estado de Santa Catarina, conforme normas da vigilância sanitária, é obrigatório em cozinha industrial, bem como mesas e bancadas, superfície lisa e impermeável, sendo o mais indicado, em aço inoxidável.



O Brasil possui uma legislação rígida em relação a esses espaços, desde a construção e regras sanitárias, exigindo documentação para o funcionamento dentro dos padrões exigidos.

O importante é contratar profissionais capacitados para realizar o projeto, com as devidas solicitações e regularização de todos os alvarás necessários para o funcionamento correto do estabelecimento, com isso feito, pode ser escolhido os itens que serão instalados na cozinha industrial.

Isso envolve a consulta aos mais diferentes órgãos, garantindo um projeto aprovado dentro das normas, sejam eles estaduais, federais ou municipais, como Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

Uma vez pronta a estrutura física de acordo com a legislação, é hora de selecionar os equipamentos para a sua cozinha industrial.

Para ajudar você na escolha, listamos os principais utensílios:

Refrigeração: geladeira/freezer ou câmara fria;

Cocção: coifa, fogão, forno e fritadeira;

Preparo: mesas e bancadas com cuba em inox;

Higiene: extintores, alarme de incêndio e estações para lavagem.


Porque usar itens em aço inoxidável em sua cozinha?

A legislação RDC 275, dispõe que “mesas, bancadas, vitrines e outros móveis devem ser de material apropriado, resistentes, impermeáveis; em adequado estado de conservação e com superfícies íntegras.

O aço inoxidável apresenta grande resistência à corrosão, feito de uma liga de ferro, apresentando durabilidade, sendo reciclável e custo baixo em manutenção, a sua utilização na cozinha industrial é perfeita, pois a superfície dificulta o acúmulo de bactérias.




Por fim, escolha uma empresa responsável em realizar adequadamente os itens do seu projeto, de acordo com normas, qualidade e segurança exigida, a empresa Mabru é experiente em projetos de aço inox, consulte maiores informações no site.


Comentários

Postagens mais visitadas