DICAS PARA UM BOM CHURRASCO



PLANEJANDO O CHURRASCO

Hora de planejar seu churrasco, pensando em todos os detalhes, desde a compra dos alimentos, até a finalização da carne, vamos colocar algumas dicas importantes para que seja um sucesso e você não tenha desperdício ou gastos além do planejado.


UM BOM CHURRASCO COMEÇA PELA CHURRASQUEIRA

Para deixar seu churrasco com gostinho de profissional, a principal dica é: tenha uma boa churrasqueira em casa, não precisa ser o modelo mais moderno e caro, existem várias opções disponíveis no mercado, mas com algumas dicas extras, você pode deixar sua carne muito mais gostosa. Dispor de um kit essencial é muito interessante, sendo grelha e espetos. Os espetos servem para você controlar o ponto da carne e deixá-la mais suculenta, se for automatizada ainda melhor, otimiza seu tempo. Já a grelha, indicamos que seja fabricada em aço inox 304, sendo considerada mais saudável, pois não libera metais pesados e nem solta fuligens, nesse sentido, não devemos economizar quando se trata da saúde da nossa família, aliás todos os itens em aço inox são os mais cotados atualmente, considerados os mais saudáveis, foram pensados para cozinhas, pois são fáceis de limpar, manter, tem longa duração, sendo aprovados para sua utilização contínua.

Conheça algumas opções clicando aqui.


CONTROLE DO FOGO

O momento de acender o fogo é muito importante, se você deixar passar do ponto pode ficar dura, o correto é, no mínimo uma hora antes acender, assim quando o carvão ganhar uma coloração branca ou cinza clara, está pronto para começar a assar.
Lembrando que após esse período, tem mais o tempo de assar sua carne, sendo que cada tipo é diferente, segue alguns exemplos:
Carne de gado sem osso:
Inteira: 40 minutos
Em pedaços: 20 minutos

Carne de gado com osso:
Aperitivos: 20 minutos
Carne de porco: 50 minutos
Carne de ovelha: 60 minutos
Frango: 50 minutos
Pernil inteiro: 1 hora e 30 minutos
Legumes: 20 minutos

O TEMPERO VAI ALÉM DO SAL GROSSO

Vamos combinar, sabemos que você usa o sal grosso no preparo, mas para deixar com um sabor mais acentuado, vale investir em temperos especiais para dar um gostinho diferente, temos certeza que todos vão amar.
Importante: coloque o sal primeiro na carne, após ser absorvido, acrescente os demais temperos a seu gosto, lembre-se de colocar somente no momento de grelhar, em pedaços fatiados sempre vai menos, pois absorve mais rápido, assim você manterá a suculência. Podemos citar alguns bem utilizados:
Tomilho, azeite de oliva, manteiga, alho, cebola e também o molho chimichuri.
Receita chimichuri:
Picar dois maços de salsinha e uma cabeça de alho, adicionar orégano, duas colheres de sopa de molho de tomate, azeite, sal e pimenta à gosto.
Bater tudo no liquidificador e reservar por uma hora, prontinho!




BEBIDAS GELADAS

Churrasco com uma cerveja trincando, é o desejo de quase todo mundo, para deixar gelado rapidinho, coloque em um isopor coberto de gelo, junte 100 ml de álcool e 100g de sal, em dez minutos estará pronto, faça o mesmo com refrigerante e suco.




ACOMPANHAMENTOS

Se tiver muitos convidados, sirva os aperitivos primeiro, comece com a linguicinha e frango, dessa forma você economiza nas carnes caras. Já com o churrasco pronto, sirva aos convidados, maionese de batata, farofa, pão de alho, saladas verdes. Algumas carnes combinam bem com frutas e legumes grelhados, como o abacaxi.


QUANTIDADE DE CARNE

Apesar de algumas pessoas comerem mais, é importante calcular uma quantidade igual para cada pessoa, evitando o desperdício. Recomenda-se em torno de 400g de carne por pessoa, some o valor total de convidados e calcule essa quantidade, podendo ser dividido entre carnes de aperitivo e principal.


Anotou? Agora você já pode fazer sua lista e correr para as compras, bom churrasco!!

Comentários

Postagens mais visitadas